quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Um turismo além dos folhetos e das páginas de revistas

     Será que você leitor não esta somente procurando um texto sobre destinos turísticos, as suas paisagens ,os seus produtos e a sua cultura com o intuito, em circunstâncias intimas ,de  somente alimentar os anseios de estar naquele lugar?

     Pois é, queremos aqui levantar este questionamento, você, querido leitor,  estaria lendo a matéria pensando em seu conteúdo enquanto  caráter literário  ou  de um modo inconsciente apenas realiza uma leitura que lhe gere as informações práticas e necessárias sobre um lugar que será o seu destino de viagens e de consumo?  

     É completamente compreensível  que os desejos de viajar e explorar as belezas do mundo é um plano de vida, é uma vontade real, no entanto, é interessante pensar também que os materiais que tratam sobre a questão do turismo possuem um valor importante para a caracterização histórico patrimonial dos espaços turísticos. As produções literárias nesta área  perpassam pelo olhar do leitor mas este não assimila ,necessariamente, que ali na matéria , artigo e/ou livro há um processo de produção escrita que zela pelo princípio das normas literárias.

     Rebecca Cisne e Susana Gastal ( Universidade de Caxias do Sul , 2010) discutem a noção do turismo enquanto fonte de narração da história. Elas procuraram traçar alguns argumentos e seguiram as teorias de LICKORISH e LENKINS, 2000; ACERENZA, 2002; BARBOSA, 2002  e REJOWSKI, 2002 para discorrer sobre tema. Estes autores  narram o desenvolvimento do fenômeno e, a partir de um julgamento crítico sobre a periodização  e buscam ancorar-se em um  paradigma que designa um novo conceito denominado de Pós-Turismo. O conceito em si revela um novo turismo como interlocutor temporal dos fatos históricos.

    É saliente discutir que existe um universo grandioso e interessante do turismo em suas formas de contar sobre um lugar ; "a história é instrutiva em um estudo do turismo, não apenas porque talvez haja lições para aprender, mas também porque as sementes do crescimento futuro são encontradas no passado" (CISNE e GASTAL,2010 APUD LICKORISH e LENKINS, 2000, p. 20). 


    O fator de elucidação  é de que através do turismo o leitor tem a oportunidade de criar uma sintonia de leituras , de memorizações e de aprendizados valorosos.  O que se pretende enfatizar aqui é que o leitor irá encontrar uma grande satisfação intelectual caso ele decida ir além de uma leitura que  apenas busque  informações turísticas. Pense leitor que você poderá  enfatizar os autores que criaram estes conteúdos; desenvolver uma interação para com eles através de comentários e até, num passo mais abrangente ,à curiosidade de suas biografias e de suas produções literárias.

    Saiba que nas últimas décadas, houve um significativo avanço acadêmico no que se refere à consolidação do campo teórico e metodológico do Turismo. Entretanto, para maior compreensão do objeto em si, um item fundamental talvez esteja sendo negligenciado: a história do Turismo e das Viagens.(CISNE e GASTAL,2010).

     De um certo modo, talvez , pode se imaginar que realmente faltou introduzir mais o tema sobre o turismo nos anais da publicidade, televisões , jornais e rádios . Não seria interessante, por exemplo, haver um canal que trata sobre  turismo , viagens e cultura  na televisão publica? Haverá poucos ou muito poucos que irão ler este texto e pensar, mas ,caro autor, eu adoro ler , bravo portanto! Que tal então você ter uma ideia sobre os escritores que alavancaram a área literária do turismo nacional, por exemplo?

     O excelente professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) Alexandre Panosso Netto escreveu um artigo cuja pretensão foi a de apresentar aos leitores os 10 livros fundamentais sobre turismo; "Não se trata da relação dos 10 melhores livros de turismo publicados no Brasil, mas sim de uma relação de 10 livros de turismo de autores brasileiros que para mim foram importantes, e que creio que são ou foram fundamentais para muitos estudantes, professores, profissionais do setor e pesquisadores".(PANOSSO,2010).

    Certamente você leitor pode ter a sua relação pessoal com a prática da leitura, contudo ,gostaríamos aqui de oferecer , através desta lista, as obras na área do turismo . A lista postada por Panosso em seu artigo são de escolhe pessoal, existirá inúmeros outros que poderiam estar aqui neste texto ,porém segue para o leitor a escolha do professor.

Eis aqui as obras;

 

1. CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. O que é lazer. São Paulo: Brasiliense, 1982.
Trata-se de obra específica sobre os temas teóricos iniciais do lazer, mas que também estabelece a sua interface com o turismo.  Camargo segue a linha teórica de Joffre Dumazedier, um dos pioneiros nos estudos turísticos mundiais.

 


2. BACAL, Sarah. Lazer: Teoria e pesquisa. São Paulo: Edições Loyola, 1988.
Estabelece lúcida discussão sobre a utilização do tempo por parte dos trabalhadores da cidade de São Paulo, enriquecida com capítulos teóricos sobre o tema. Foi atualizado e publicado com o título “Lazer e o universo dos possíveis”, pela Editora Aleph, em 2003.

 

3. REJOWSKI, Mirian. Turismo e pesquisa científica. Campinas: Papirus, 1996.
Fruto de tese de doutorado defendida na USP  em 1993, este livro foi uma das primeiras reflexões sérias sobre a produção do conhecimento em turismo no Brasil. Fez também uma grande levantamento da produção à época. Não consegui encontrá-lo no site da editora. Penso que está esgotado.

 

4. RUSCHMMANN, Doris. Turismo e planejamento sustentável. A proteção do meio ambiente. Campinas: Papirus, 1997. 
Trata-se de outro sucesso editorial de turismo da Editora Papirus. Apresenta uma proposta de planejamento turístico seriamente comprometida com as práticas sustentáveis e responsáveis. Ao final oferece um modelo para elaboração de um plano de turismo. Grande referência na área. O site da editora informa que está na 16ª edição.

 

5. PELLEGRINI FILHO, Américo. Ecologia, cultura e turismo. Campinas: São Paulo, 1997.
Apresenta a discussão sobre a relação entre patrimônio natural, patrimônio cultural e turismo. Foi importante para mim este livro pois deixa bem clara a relação do turismo com esses temas, além de mostrar toda a problemática originada pela prática do turismo em áreas de patrimônios variados

 


6. BENI, Mario Carlos. Análise estrutural do turismo. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 1997.
Trata-se de um dos livros mais emblemáticos de turismo já publicados no Brasil. Foi o primeiro que li que teve a capacidade de reunir num mesmo texto uma visão holística do turismo com fundamento na Teoria Geral de Sistemas. Sem dúvida muitos irão concordar comigo que foi um livro que marcou época, apesar de sua linguagem rebuscada, que deixava o leitor menos desavisado um pouco assustado no início da leitura. Segundo o site da editora está na 13ª edição. Posteriormente tive a oportunidade de ser orientando de doutorado do prof. Beni na USP

 

7. TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. A sociedade pós-industrial e o profissional em turismo. Campinas: Papirus, 1998.
Foi um livro que me marcou positivamente, pois fazia uma discussão atual sobre o turismo, utilizando os conceitos da pós modernidade. O autor, com seu espírito crítico e filosófico, apresenta a necessidade da correta formação humana para o setor de serviços, no qual o turismo está inserido. Muitos ensinamentos sobre o caminho a seguir pelo profissional e estudioso do turismo ali apresentados são muito válidos mesmo quase 15 anos depois de sua primeira publicação

 

8. DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo: Futura, 1998.
Conheci este livro no último ano de minha graduação em turismo e foi (e continua sendo) muito útil. Depois utilizei com meus alunos de turismo em Rondonópolis, Mato Grosso. Trata-se de uma obra que discute com seriedade e profundidade os temas da investigação em turismo. Destaca-se por sua linguagem clara, profunda e com vastas referências bibliográficas

 

9. VAZ, Gil Nuno.Marketing turístico. Receptivo e emissivo. São Paulo: Pioneira, 1999.
Apresenta uma discussão teórica sobre o marketing turístico e ao final apresenta propostas de elaboração de projetos de marketing turístico. Foi importante pois contextualizava parte do mercado turístico. Parece-me que está esgotado.

 

10. BISSOLI, Maria Angela Marques Ambrizi.  Planejamento turístico municipal com suporte em sistemas de informação. São Paulo: Futura, 1999.
Este livro levou a discussão do planejamento para o lugar aonde de fato o turismo ocorre: o município. Deu elevado destaque às formas e métodos de planejamento, bem como aos sistemas de informação necessários para a organização e distribuição das informações turísticas.


  Muitos dos livros aqui destacados foram pioneiros no Brasil na abordarem de determinado tema, daí sua importância aumentada. Tanto o professor Panosso como o autor deste texto atuam na área do turismo e portanto realizam muitas leituras de escritores que abordam o tema. E ,mais uma vez, gostaríamos de deixar este convite ao leitor  para conhecer mais a literatura do meio turístico.

Tiago luís lima


10 importantes livros nacionais de turismo, disponível em http://www.panosso.pro.br/


ACERENZA, Miguel Ángel. Administração do turismo. Bauru, SP: EDUSC, 2002. 

BARBOSA, Ycarim Melgaço. História das viagens e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002 (Coleção ABC do Turismo).

CISNE, Rebecca; GASTAL, Susana. Turismo e sua História: Rediscutindo periodizações . Universidade de Caxias do Sul , 2010. 

REJOWKI, Mirian et all. Desenvolvimento do Turismo moderno. In: REJOWSKI, Mirian (org). Turismo no percurso do tempo. São Paulo: Aleph, 2002.  

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário