Théophile Gautier (França, 1811—1872)escreveu que o seu corpo lembrava um garçom
de mercado por causa da largura do tórax, da profundidade do abdômen e da
corpulência geral; não se desenvolveu na mesma escala que as mãos e pés enormes
e a cabeça pesada. Sentimos que ele tem alguns anos pela frente antes de se
tornar um homem totalmente desenvolvido,que passou da adolescência à maturidade
de sua força e beleza. Essa observação cuidadosa das imperfeições do modelo em
um determinado estágio de seu desenvolvimento físico é muito visível e não é
muito agradável em uma estátua de cerca de quatro metros de altura.
Tanto Donatello (Florença, 1386 -1466) quanto Verrocchio(Florença,1435 —1488)
trataram David com o mesmo realismo, mas trabalharam em menor escala e em
bronze. Há uma insistência neste ponto, porque os estudiosos de Michelangelo
tendem a ignorar a sua extrema sinceridade e naturalismo nas primeiras fases da
sua carreira. Quando a estátua foi concluída em 1504, Botticelli
(Florença,1445–1510), quis colocá-la na Loggia del Lanzi²; outros apostam no
próprio Duomo. Por fim, foi decidido que o David ficaria localizado em frente ao
Palazzo Vecchio, embora lá não tenha sido uma tarefa fácil.
Primeiro, as paredes da Ópera de Duomo tiveram que ser derrubadas. O David se
movia muito devagar,observou Luca Landucci(Florença,1436–1516) em seu
diário,porque estava amarrado na vertical e suspenso para que seus pés não
tocassem o solo. A transferência durou quatro dias e quarenta homens foram
necessários por quase quatro séculos, David levou uma vida relativamente
pacífica na Piazza, exceto por um dia ruim em 1527, quando uma perturbação da
ordem ocorreu e como resultado ele perdeu seu braço esquerdo.
O incidente demonstra, mais uma vez, o estranho fato de que as coisas mais
difíceis podem ser excepcionalmente frágeis. O mau tempo também cobrou seu preço
e, em meados do século 19, quando a Itália se unificou e Florença se preparou
para um breve momento de glória como capital, historiadores da arte, políticos e
restauradores começaram a insistir na necessidade de buscar um novo lar para
David. Em 1852, uma comissão reunida para relatar sobre os perigos que David
enfrentava e sobre os sistemas que deveriam ser adotados para evitar seu colapso
votou unanimente a favor da relocação da estátua, mas não conseguiu chegar a um
acordo sobre qual deveria ser o novo destino. A loggia do antigo mercado foi
proposta, bem como a Loggia del Lanzi (novamente) e a loggia degli uffizi, mas,
por razões que vão desde a falta de luz ao medo de que a estátua pudesse ficar
sujeita aos danos dos classes mais baixas, os três lugares foram descartados; o
mesmo aconteceu com as Capelas Medici e Bargello. finalmente, no final da década
de 1860, outra comissão concluiu que a única maneira de fornecer um refúgio para
a estátua mais colossal da era moderna era construir um templo para esse
propósito exclusivo. essa plataforma seria projetada pelo arquiteto Antonio di
Fabris como um anexo da accademia di belle arti; relembrando o ocorrido em 1504,
a comissão considerou que o mais prudente seria deslocar a estátua para o seu
novo local antes do início da construção, para que não fosse necessário derrubar
mais paredes. a mudança foi cuidadosamente planejada.
No verão de 1873, alguns trabalhadores construíram uma estrada que cruzava a
Piazza della Signoria, dobrava para direita na Via de Calzaiuoli, ao redor do
Duomo, e fazia uma curva acentuada à esquerda na Via del Cocomero (Calle de a
Melancia, que mais tarde seria rebatizada de Via Ricasoli) antes de chegar ao
destino na Accademia. Terminada a trilha, o David foi retirado de seu pedestal e
colocado em uma espécie de carroça sobre a qual foram colocados andaimes de
madeira que impediam seus pés de tocarem o solo. Finalmente, em 30 de julho,
David começou a viagem para sua nova casa, uma jornada que duraria sete dias,
embora a distância que ele teria que percorrer pudesse ser percorrida a pé em
dez ou quinze minutos. Em uma das poucas ilustrações da transferência, uma
gravura publicada na Nuova Illustrazione Universale de janeiro de 1874, apenas a
metade superior do torso de David é visível acima das paredes do andaime. Seu
famoso aceno de cabeça, seus olhos olhando duvidosamente por cima do ombro
esquerdo, emprestam um novo fato a essa imagem, como se o que ele estivesse
olhando com tanta preocupação fosse na verdade o desaparecimento gradual da
única casa que ele conheceu.
Nem todos ficaram felizes com a mudança. O David de Michelangelo não estará mais
na Piazza della Signoria, um jornalista anônimo lamentou no Giornale Artistico
em 1º de agosto de 1873. Ele foi embalsamado e foi visto em uma engenhoca de
madeira e ferro no caminho para seu túmulo no Cemitério da Arte, comumente
conhecido como Accademia delle Belle Arti. Uma vinheta do mesmo período mostra
David se inclinando para frente e saindo da gaveta para falar com os cavaleiros
tolos e odiados que presumivelmente orquestraram sua mudança de local. Em uma
carta escrita ao Ministro da Educação Pública, foi levantada uma reclamação
sobre o degradante vagão no qual o David havia sido trancado, como se a chuva e
o vento que lentamente erodem seu mármore não fossem literalmente muito mais
degradantes.
Embora a retórica tenha terminado assim que o David foi guardado com segurança
na Accademia, a irritação permaneceu com o vazio que havia permanecido entre as
estátuas na praça, o que levou à sua ereção em 1910 (as coisas estão lentas em
Florença) uma réplica de mármore que hoje muitos turistas confundem alegremente
com a verdadeira.
Os mais astutos, é claro, enfrentam as longas filas que se formam na frente da
Accademia para ver David em seu verdadeiro e inimitável esplendor. Visto que
agora vive em uma tribuna, era de se esperar que tivesse adotado uma expressão
de arrogância, embora de fato, e apesar das mudanças de circunstâncias, seu
aspecto de vulnerabilidade só pareça ter se intensificado com o passar dos anos.
Talvez seja devido à idade ou à dor persistente no braço esquerdo, ou no segundo
dedo do pé esquerdo, quebrado por um vândalo em 1991. Sei que inventar tal
motivo é supor que a estátua tem uma identidade diferente da figura daquele que
representa ou mesmo o mármore com o qual foi construído; na verdade, envolve
admitir que a estátua tem uma consciência. E como seria essa consciência, ao
mesmo tempo pesada e frágil? Que tipo de memórias um pedaço de pedra pode
conter? que só podemos imaginar
-tradutor e interprete: Tiago luis lima silva
-obra: Florence: A delicate case.2002 by David Leavitt
- todas as imagens foram extraídas do website Pinterest, com exceção da imagem do transporte de David cuja fonte foi stock photo.
1- sósia ou duplo não-biologicamente relacionado
de uma pessoa viva, por vezes retratado como um fenômeno fantasmagórico ou
paranormal e geralmente visto como um prenúncio de má sorte, ou ainda para se
referir ao "irmão gêmeo maligno" ou ao fenômeno da bilocação.
2- edifício na
esquina da Piazza della Signoria em Florença , Itália , adjacente à Galeria
Uffizi . É constituído por amplos arcos abertos para a rua. Os arcos apoiam-se
em pilastras agrupadas com capitéis coríntios . Os arcos largos atraíram tanto
os florentinos que Michelangelo propôs que eles fossem continuados em toda a
volta da Piazza
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