sexta-feira, 9 de março de 2018

Pedalando. As bicicletas quase gratuitas de Paris


Roteiros para curtir Paris usando o Vélib, o sistema público de aluguel de bicicletas

Bois de Boulogne

Você já ouviu falar do Vélib, o sistema de aluguel  de bicicletas de Paris. Pois saiba que, para  usa-lo, é preciso ter um cartão de crédito de chip. Ao chegar a uma das quase mil estações da cidade  (todas em https://www.velib-metropole.fr/#/), escolha quantos dias irá pedalar. Um dia custa 1 euro; uma semana,  5. Um valor de 150 euros  será bloqueado como caução,  que só será cobrado se você ficar com a bike de suvenir.Ao " associar-se", você  receberá um número de inscrição e uma senha. E aí poderá  retirar a bike.  O ideal  é fazer passeios curtos,  pois os trajetos de até meia hora não exigem pagamento extra.
Placa de la Concorde

Passando disso, a primeira meia hora  custa 1 euro; a segunda ,2; e, a partir  da terceira, 4 euros.  Pode ser que, na hora da devolução,  você  não encontre vaga para estacionar. Nesse caso,  informe seu número e indique que não foi possível devolver a bicicleta para não sofrer cobrança. As bicicletas são grandalhonas, porém têm marchas. Os faróis  devem estar acesos. Não é obrigatório usar capacete, mas passar sinal vermelho ou andar pela calçada pode custar 80 euros de multa.  Um roteiro legal é o que vai da Place de la  Concorde ao Bois de Boulogne , em cerca de uma hora.
Placa de la Concorde

Pegue a ciclovia que acompanha a margem direita do Sena, em direção áTorre Eiffel. Logo após a Embaixada do Brasil,  vire a direita na Avenue du President Wilson. Ali, siga pela faixa exclusiva de ônibus e ciclitas- acredite, em Paris os motoristas de ônibus respeitam as bicicletas.  Devolva seu Vélib na Place du Trocadéro e pare para admirar  a Torre mais famosa do mundo. Continue o passeio pela ciclovia das avenidas Georges Mandel e Henri Martin até o Bois de Boulogne, imensa área Verde de Paris.
CRÉDITOS : REVISTA VIAGEM E TURISMO AS.ABRIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário