O Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários. Um total de 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) e três países que não são membros da UE (Islândia, Noruega e Suíça), assinaram o acordo de Schengen. Liechenstein.
A área criada em decorrência do acordo é conhecida como espaço Schengen e não deve ser confundida com a União Europeia. Trata-se de dois acordos diferentes, embora ambos envolvendo países da Europa. De todo modo, em 2 de outubro de 1997 o acordo e a convenção de Schengen passaram a fazer parte do quadro institucional e jurídico da União Europeia.
Um marco histórico para a ilhas maltesas foi alcançado quando da participação de Malta junto ao tratado de Schengen, se torando o menor Estado-Membro da UE . Definiu as suas fronteiras marítimas no dia 21 de dezembro de 2007 e aderiu ao tratado em março de 2008. Isso deu aos cidadãos malteses a oportunidade de efetuar mudanças de uma forma mais livre diante os países que assinaram ao tratado de Schengen . Todos que legalmente entrar no espaço Schengen estão autorizados a atravessar as fronteiras internas sem haver um controle entre as fronteiras , permitindo, assim, viajar sem passaporte através das fronteiras nacionais . todos os Estados Membros da UE , com excepção da Bulgária, Croácia , Chipre, Irlanda , Roménia e Reino Unido, juntamente com a Noruega , Islândia e Suíça participam da " cooperação schengen" . Bulgária, Croácia e Roménia são esperados para participar do espaço Schengen em um futuro próximo .
texto Joseph S. Abela (tiago luís lima)
Nenhum comentário:
Postar um comentário