O pequeno museu da Domvs Romana é construído em torno dos restos de uma rica e aristocrática casa de uma antiga cidade romana ( DOMVS ) que foi descoberto acidentalmente em 1881. Embora muito pouco resta da própria casa, mosaicos intrincados que sobreviveram por séculos , bem como artefactos encontrados dentro dos restos mortais são testemunho suficiente da riqueza original e da história desta fantástica moradia.
(tradução http://heritagemalta.org/museums-sites/domvs-romana/)
E sobre a relação de Malta e o Império Romano?
A história nos mostra que, mesmo como uma superpotência começa a diminuir , outras apontam asas, ou, melhor ainda , sacodem o oceano, faz ondas , e fica disposto a assumir. A nova nação chamada Roma domina a bacia do Mediterrâneo . Não que isso tenha acontecido durante a noite. Os romanos como um povo tomou 500 anos para construir seu império , conquistando novos territórios no caminho ou , principalmente , aqueles que já pertencentiam a outra pessoa . como vimos , eles levaram mais de um século para dominar outras superpotências como Os Punicos ( fenícios- cartagineses ).
Não é certo se malta caiu nas maos dos romanos durante a primeira ou a segunda campanha para destituir os Punicos da Ilha . O que é certo é que, durante a Segunda Guerra Púnica , o representante Cartaginês local em Malta, com o nome de Amílcar, filho de Gisko , junto com o comandante da guarnição local, rendeu-se ao cônsul romano Titus sempronius longus .
O cônsul romano tinha feito um assalto formidável em Siracusa, assim devastando a cidade de Hiero antes de chegar a Malta. Amílcar, filho de Gisko , ao se deparar com as formidaveis credenciais do Consul pensou que a melhor coisa a se fazer para evitar derramentos de sangue era assim, entregar Malta a ele.
Eventualmente , nas leis cruéis da guerra do tempo em que o vencedor leva tudo e o diabo fica por último , Amílcar e toda a sua comitiva cartaginesa terminou como prisioneiros a serem eventualmente vendidos como escravos no mercado a marsala na Sicília.
Esta vitória selou Malta como parte do novo Império Romano poderoso que neste momento estava consolidando sua reivindicação a um domínio indiscutível no Mediterrâneo e além, do que significava que iria estabeler uma forma centralizada de governo , impondo a única religião verdadeira romana dentro da cultura helênica - romana. Haverá assim uma nova rede de comunicações e um maior fortalecimento do ouro romano como moeda única , facilitando assim as trocas comerciais.
(tradução MALTA A Brief History Joseph S.Abela1997,pg,47/48/49)
(tradução MALTA A Brief History Joseph S.Abela1997,pg,47/48/49)
Nenhum comentário:
Postar um comentário