segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O Bairro Mosta em Malta; o coração da Ilha e a sede da escola de Inglês "English Domain"

Estação de Ônibus em Mosta
Centro de Atendimento a População de Mosta ( polícia, biblioteca e secretarias locais)


Mosta 



Após vários estudos, tanto por peritos Malteses como por Estrangeiros o nome concluiu-se que o nome "Mosta"  é derivado da palavra árabe " MUSTA " que significa central ou médio,  Mosta é quase no centro de Malta .Sua população é de aproximadamente  18.000.

Breve História:

Mosta tem sido habitada desde 3000 anos antes de Cristo . Em 1608 recebeu a sua primeira  Paróquia. Em Mosta  vários sítios arqueológicos foram descobertos e escavados , sulcos , túmulos, catacumbas, antas e até mesmo ossos de hipopótamos e pássaros raros  . Os túmulos , que foram escavados possuem idades entre  Neolítico ao período Romano .


Catedral Mosta Dome



A aldeia de Mosta  desde o  princípio de sua existência foi o centro de ataques.  Muitos  historiadores Malteses e estrangeiros  têm descrito e estudaram como as pessoas de Mosta viveu nos primeiros dias de sua existência. Em vários livros encontramos , por exemplo , que em 1526 o povo de Mosta foram atacados por piratas que causaram a morte  de muitos habitantes , e que ainda   capturaram  e fizeram se escravos .



Mosta, por causa de sua posição estratégica que tem,  sofreu  muitos  ataques e seus edifícios foram demolidos durante a Segunda Guerra Mundial. Este fato se deu, principalmente por Mosta possuir um aeroporto pequeno , servindo aos militares durante um dos ataques . Em abril de 1942, uma bomba foi jogada e caiu na famosa Catedral Mosta Dome, mas não explodiu .

O povo de Mosta, nunca perdeu a fé em sua Padroeira , Santa Maria ( A Virgem Santa Maria ) , embora houvesse deixados de trabalhar  na agricultura , que sempre mantinha uma linha de fé dos seus antepassados para com a Santa..

A vila hoje tem se desenvolvendo e vem mantendo um ritmo de crescimento ao lado de outros bairros  de Malta nos últimos anos .  Mosta , atualmente, possui um amplo mercado e atende á todas as áreas  profissionais. Mosta também tornou-se um centro de negócio. Suas principais ruas foram ocupadas com todo o tipo de estabelecimentos comerciais e pequenas indústrias também foram abertos na periferia .

Caixa VTM em Mosta
 Malta alcançou o setor do turismo !, Mosta tem trabalhado duro para desenvolver este setor em meio ao bairro. Esta a apenas a poucos quilómetros de distância de cada resort turístico de Malta e tendo o seu centro a famosa Igreja , mais conhecido como o Rotunda , e a história esta nela , Mosta recebe cerca de 400 mil turistas a cada ano . Na sacristia da igreja encontra-se uma réplica da bomba que atravessou a cúpula sem explodir .

A igreja atual , desenhado pelo conhecido arquiteto maltês George Grognet de Vasse , foi construída em torno da igreja velha. Obras foram levados na mão em 1833.  O povo de Mosta até 1860 realizou um trabalho intensivo para poder construi-la e assim  celebrar sua primeira missa . A rotunda é bem conhecido em todo o mundo e a sua  arquitetura de sua cupula (nao possui suporte) sendo a maior do mundo  sem suporte.

Para manter todo o seu progresso , o Governo Central de Malta concedeu as pessoas de Mosta  a chance de escolher entre eles, aqueles que seria capaz de continuar a assistir e desenvolver voluntariamente o progresso alcançado até agora . Este grupo de pessoas , conhecido como o Conselho Local de Mosta , já empenha trabalhos e projetos o que talvez tivesse passado despercebido. Entre outros projectos , conscientes da grande potencialidade do setor do turismo e a história  sobre Mosta ,  embarcou -se  projetos importantes, como a restauração da Victoria Lines, a descoberta de uma das catacumbas , conhecidos como Ta`Bistra . Moreoever , a fim de manter a geração moderna conscientes dos tempos difíceis que seus pais passaram, o Conselho está programando para relembrar e restabelecer novos tempos

                                                                                                                    autor: Tiago Luís Lima







Nenhum comentário:

Postar um comentário